Devaneios de um Carnaval



Achei muito interessante como foi o desenrolar da opinião pública, via rede social, referente ao tema da tentativa frustrada de camarote e abada da cervejaria Skol em São Luiz do Paraitinga / SP, um dos carnavais mais tradicionais do Brasil. Confesso que acompanhei com bastante interesse, pois proteger a identidade cultural e não sucumbir aos interesses capitalistas é uma prova de fogo nos dias de hoje.

A empresa foi inteligente e tiveram uma sábia decisão em abortar um grande erro, que poderia se transformar em uma catástrofe. Foi uma demonstração muito importante de que a união do povo faz a força.

O povo brasileiro instruído tem a capacidade de realizar grandes mudanças, mas aqui fica a minha crítica, pois acredito que podemos muito mais. Essa força poderia ser revertida para coisas muito mais importantes do que simplesmente o Carnaval. Sei de todo o blábláblá (país do carnaval, futebol, mulheres, y otras cositas mas), mas algo precisa ser revisto por todos.

Amo o Brasil, mas por eu ter tido a grata experiência de morar alguns anos em outros países, pude observar o quanto estamos atrasados e enganados.

É incabível pagar por um Chopp ruim 10 reais, comer macarrão popular que quebra tudo e ficar na opção de ter que pagar 7 reais para comer um melhor. Os políticos roubam na nossa cara e ninguém faz nada. Quer comprar um carro com o mínimo de conforto e tem que desembolsar uma fortuna, onde item obrigatório é luxo (é a sua vida que está em jogo). A minha Taubaté é linda, mas está destroçada, sem identidade, zero patrimônio, tudo caindo aos pedaços. Por favor, será que estou errado! Uma cidade de 300 mil habitantes e tem apenas 90 ônibus disponíveis pelo monopólio da ABC! O povão sofre demais!

Não vou falar do meu Palmeiras que tem a quarta maior torcida do Brasil, 13 milhões de torcedores apaixonados (quase a população do Chile) e estar na segunda divisão por pura incompetência administrativa. Fruto da corrupção de anos. Mas esse papo mágoa muito um pobre coração palmeirense fanático e com mais de 30 anos.

Ver meu país sendo comandado por facções criminosas e que o crime não tem fim, vida não tem valor, a educação é escassa, o BBB fica cada vez pior e não agrega nem mais história de vida interessante para o pobre e mero tele-expectador. Tudo é muito desanimador.

Mas o Brasil continua lindo, com suas praias maravilhosas, fartura de frutas, comida rica em variedade, mulheres e homens de beleza incomum, fruto de nossa rica miscigenação. Ainda temos nossas pseudo-s "pessoas mais felizes do MUNDO", que segundo uma pesquisa, o salário que o brasileiro precisaria para ser feliz é em torno de R$ 25 mil mensais para atingir sua meta. Realmente estamos muito longe disso.

Gostaria de um Brasil mais bacana, amável, seguro, honesto e simples de verdade. Onde o “ser” fosse equivalente ao “ter”.

Acredito que com toda a força de mudança que o brasileiro tem e já mostramos em outras situações, todos nós poderíamos fazer coisas que jamais imaginamos.

Nós somos novinhos e acredito que ainda aprenderemos. Positivo sempre!

Dilma, Kassab, Ortiz e outros governantes, comecem a mudar essa porra, por favor! Quero sempre poder acreditar e me orgulhar de que Deus é brasileiro.

Guilherme Rivera

0 comentários:

Postar um comentário